Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

BR 116: Obra na Ponte do Rio Camaquã necessitará bloqueio de tráfego na terça-feira(30)

Publicado em 29 de out de 2012 às 10:47

A Ecosul informa que na terça-feira(30), às 15h, será necessário o bloqueio de tráfego na rodovia durante uma operação na obra de manutenção da Ponte sobre o Rio Camaquã, no km 428 da BR 118, em Cristal. De acordo com o setor de engenharia da concessionária, a interdição será necessária para o içamento dos vãos da ponte. “Esta manobra é necessária para troca dos aparelhos de apoio da estrutura’, explica o gerente de engenharia da concessionária, Rodrigo Cosentino Rodrigues. A interdição tem previsão de duração de 20 minutos. “Estas operações serão realizadas no decorrer da obra e terão uma programação estabelecida após este primeiro içamento, que nos fornecerá uma previsão de duração desta operação nas próximas etapas”, detalha.

De acordo com o cronograma de intervenções, para recuperação da estrutura é necessário que sejam macaqueados todos os 28 pilares de sustentação da ponte, além das onze vigas intermediárias. O engenheiro explica que serão instalados aparelhos de apoio, ou seja, peças feitas de um tipo especial de borracha (neoprene). “Estas borrachas, quando instaladas nas ligações da estrutura, possuem a finalidade de absorver e transferir os carregamentos e movimentações da estrutura superior da ponte aos pilares e conseqüentemente às fundações”, complementa.

A previsão é de que cada operação de macaqueamento necessite de uma interrupção de tráfego de cerca de 30 minutos. Durante estes períodos, o Setor de Operações da concessionária estará informando aos usuários nas praças de pedágio e através dos Painéis Móveis Variáveis (PMVs), twitter e site da concessionária, onde está disponível uma câmera com imagens em tempo real do local. A Ouvidoria da concessionária atende pelo 0800-7241066 para informações aos usuários.

MELHORIAS - A obra de manutenção contempla ainda a colocação de uma nova proteção de concreto nos oito pilares localizados na parte inferior da estrutura da ponte. “Desta forma estarão protegidos dos efeitos do desgaste provocado pela força das águas arenosas do Rio Camaquã’, enfatiza o engenheiro. A equipe de engenharia estará trabalhando também na  selagem e fechamento de todas as fissuras, trincas e armaduras expostas existentes na estrutura da ponte. Outra intervenção, segundo o engenheiro, será a remoção e substituição de todo pavimento em concreto por pavimento flexível asfáltico. “Serão trocados também os guarda-corpos e substituídos por novos, maiores e ainda mais seguros”, finaliza. Durante a remoção e execução do pavimento o tráfego irá fluir em meia pista com instalação de semáforos que orientarão os usuários além de ostensiva sinalização horizontal e vertical. A obra tem previsão de 12 meses de duração.

HISTÓRICO - A Ponte sobre O Rio Camaquã foi construída na década de 50, possui 686 m de extensão e 9 m de largura. Sua estrutura é formada inteiramente de concreto armado tendo em sua extensão total a sustentação por 28 pilares.

Gabriela Mazza/ Satolep Press