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Obra de manutenção da Ponte do Retiro na BR 116 terá semáforo

Publicado em 11 de abr de 2013 às 17:15

A Ecosul informa que começou hoje(11) a implantação da sinalização com semáforo na obra de manutenção da Ponte do Retiro, sobre o Arroio Pelotas, no km 511 da BR 116, em Pelotas.  “Ainda esta semana os semáforos funcionarão em modo de alerta, piscando, para que os usuários se familiarizem com o novo dispositivo de sinalização da ponte e na semana que vem de forma efetiva”, explica o Coordenador de Obras da concessionária, Jean Rodrigues. Também está sendo instalada sinalização vertical nas proximidades da ponte, com todo aparato necessário para que os motoristas identifiquem com antecipação o local operado por semáforo.

Segundo o engenheiro, esta sinalização é necessária para implantação dos contra-fortes, ou seja, blocos de concreto que serão instalados dentro da estrutura da ponte com a finalidade de ancorar as paredes de reforços que já estão finalizadas. “Para a implantação dos blocos de reforços será necessário realizar a remoção do pavimento através de escavações, para que se possa acessar a laje” explica. Atualmente as equipe estão na escavação e execução das estacas que comporão os novos blocos de fundação, além da finalização dos reforços previstos em projeto.

A obra de manutenção da Ponte do Retiro começou em outubro do ano passado e tem previsão de ser finalizada até agosto. Hoje estão concluídas as etapas de construção das paredes de reforço e recuperação da parte inferior da ponte. “A manutenção é uma operação para garantir a integridade da Ponte do Retiro e preservá-la da deterioração do tempo e das intempéries”, complementa. A previsão do setor de Engenharia da Ecosul é que a operação com semáforo permaneça por 60 dias. “Estaremos orientando os usuários com o sistema pare e siga, com interrupção parcial da pista, e orientação por semáforo”, reforça.

Dentro do cronograma da obra será feito ainda o reforço nas paredes laterais da estrutura da ponte, substituindo os atuais guarda-corpos por barreiras rígidas de concreto. “Também faremos o tratamento de juntas e fissuras da estrutura de concreto”, observa. Na fase final da obra toda estrutura receberá pintura para prevenção da ação de intempéries como oxidações devido a infiltrações provenientes de águas das chuvas. Após a fase de manutenção estrutural as equipes de engenharia fazem o recapeamento asfáltico e execução de nova sinalização horizontal e vertical. A concessionária mantém uma rotina de inspeções regulares em todas as pontes do Polo Rodoviário de Pelotas. A Ponte do Retiro foi construída na década de 40, quando o tráfego de veículos era inferior aos dias de hoje, assim como a carga exposta pelos caminhões.

INFORMAÇÕES – A concessionária estará avisando os usuários através dos Painéis de Mensagem Variável (PMV´s) instalados ao longo da rodovias, além das mídias sociais (twitter), site da concessionária e através de informações nas rádios da região.

Gabriela Mazza/ Jornalista - MtB: 9838/ SATOLEP PRESS

[caption id="attachment_2502" align="alignleft" width="230" caption="Foto: Johny Calegaro_Ecosul"][/caption]