Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

Dia da Árvore celebrado com plantio no CRAS Fragata

Publicado em 19 de set de 2019 às 16:51

Dia da Árvore celebrado com plantio no CRAS Fragata

Além do plantio no CRAS, no sábado(21) serão distribuídas sementes nas praças de pedágio do Polo Pelotas

       

A melhor forma de celebrar o Dia da Árvore é semeando a terra. Dessa forma um grupo de 22 crianças atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Fragata participou da atividade promovida pela Ecosul na última quinta-feira(19). Os pequenos colocaram literalmente a mão na terra, lotando a horta do CRAS com mudas de hortaliças. Em breve terão o prazer de colher cenoura, alface e repolho.

A iniciativa integra a celebração de duas datas importantes para concessionária. As práticas sustentáveis foram alvo da ação realizada em alusão ao Dia da Árvore, comemorado no sábado(21). A Semana Nacional do Trânsito (SNT), que se estende até 25 de setembro, também leva os jovens a refletirem sobre a conscientização no trânsito.  A palestra foi conduzida pelo supervisor de tráfego da Ecosul, Lissandro Robaina, que alertou sobre os cuidados que devemos ter diariamente no trânsito, seja como condutor ou pedestre. Após ouvirem as dicas, o grupo praticou os ensinamentos na unidade móvel do Projeto Educar - game educativo sobre trânsito. “A curiosidade das crianças acaba sempre por despertar novos conhecimentos, e isso é muito positivo para o entendimento e conscientização para o presente e futuro”, observa.

        A parte preferida dos pequenos foi o plantio.  A ideia é que em poucos meses as mudas cultivadas na horta façam parte do cardápio servido no refeitório do CRAS. O estudante, Lucas Coutinho, 14 anos, aprovou a proposta. “Eu gosto de plantar porque sei que irá beneficiar muita gente”, resume.  Segundo a analista de sustentabilidade da Ecosul, Silvana Grupelli, o objetivo será manter a horta da entidade ativa. “Na concessionária temos o Espaço Cultivar, com hortaliças e mudas nativas, um belo exemplo do que podemos criar em pequenos espaços”, ressalta.

Para a psicóloga responsável pelo serviço de convivência das crianças do CRAS, Cristiane Campos, as parcerias trazem sempre muito ganho, além de um diferencial para as crianças, agregando outros saberes. “São novas formas de olhar, incentivadas através de ações como essa, com foco na questão ambiental e de trânsito”, disse. A Ecosul terá mais uma ação no sábado, quando os motoristas que passarem pelas cinco praças de pedágio do Polo Rodoviário Pelotas, receberão sementes de várias espécies nativas, prontas para o plantio.

HISTÓRICO – O Centro de Referência em Assistência Social Fragata conta com 8 mil famílias cadastradas para receber os serviços oferecidos no local. A entidade é dirigida pela Secretária Municipal de Assistência Social e oferece apoio a grupos de idosos, mulheres e conta com atendimento integral às famílias em situação de vulnerabilidade social. No serviço de convivência o atendimento é direcionado a crianças de cinco a 17 anos, onde estão cadastradas 31 famílias. Os pequenos frequentam atividades socioeducativas – um trabalho complementar a escola que ocorre no turno inverso às aulas. 

 

Fonte: Ecosul - Gabriela Mazza