Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

Ecosul realiza simulado de acidentes com produtos químicos na BR 392

Publicado em 28 de nov de 2019 às 14:00

Ecosul realiza simulado de acidentes com produtos químicos na BR 392

Cinemática do treinamento terá acidente entre caminhão com produto perigoso e carros de passeio

 

A Ecosul realiza amanhã(29), das 14h às 17h, um treinamento prático de pré-atendimento de acidentes com produtos químicos e perigosos no km 65, da BR 392 - na pista da duplicação, próxima ao acesso ao bairro Simões Lopes, em Pelotas. O simulado reúne cerca de 30 colaboradores das áreas de atendimento ao usuário - Centro de Controle Operacional (CCO), coordenação e gerência, inspeção de tráfego, resgate médico, mecânico, equipes de engenharia, terceirizadas da concessionária e sustentabilidade.

O objetivo é treinar a agilidade das equipes e testar a estrutura disponível para o atendimento de acidentes deste porte. Na quarta-feira(27) o grupo participou da parte teórica, com conteúdo ministrado pelo representante da Geo Emergência Ambiental, Carlos Afonso Kich. Ele abordou os conceitos básicos e responsabilidades em acidentes com produtos perigosos, identificação de produtos, níveis de proteção, as etapas do atendimento emergencial, avaliação do cenário, sinalização de área, métodos de contenção e controle de vazamentos e kit de proteção ambiental.  

        Durante a simulação a cinemática do acidente será de um acidente com caminhão da empresa CSO Engenharia, transportando ONU 3082, onde o motorista teria adormecido ao volante e colidido frontalmente com um veículo de passeio. O carro teria ficado sobre a pista e o caminhão, saído de pista e tombando na faixa de domínio, resultando no vazamento do produto perigoso. Durante a ocorrência um terceiro veículo estaria envolvido, com risco de o vazamento atingir aos ocupantes. O treinamento contará com o seguinte aparelhamento: duas ambulâncias, uma viatura médica, caminhão e equipe de atendimento à emergências ambientais  Para a realização do simulado a Ecosul contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).