Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

Instituto Renault e Ecosul reinauguram minicidade ‘O Trânsito e Eu’ em Pelotas

Publicado em 25 de mai de 2022 às 14:55

Instituto Renault e Ecosul reinauguram minicidade ‘O Trânsito e Eu’ em Pelotas

 

 

O Instituto Renault, em parceria com a Ecosul, a Prefeitura de Pelotas e a concessionária Renault Nissul, reinaugurou hoje(25) a minicidade do projeto ‘O Trânsito e Eu’, em Pelotas. A iniciativa existe desde 2015 e tem como objetivo preparar, educar e conscientizar os futuros motoristas para que sejam multiplicadores das boas práticas no trânsito. O projeto recebeu seis novos minicarrinhos elétricos Kwid, doados pelo Instituto Renault. Além disso, o Instituto também ofereceu formação para 20 professores da rede pública de Pelotas, sobre o conteúdo e metodologia ‘O Trânsito e Eu’.

 

A minicidade é hoje administrada pela Ecosul, concessionária responsável pelo Polo Rodoviário Pelotas, e possui parceria com a Secretaria de Educação de Pelotas (SMED). O projeto atende escolas da rede municipal de ensino, permitindo que seus alunos participem das atividades educacionais. “Sabemos que o melhor momento para semear escolhas é durante a infância e através das orientações da família e da escola, estão as bases formadoras de futuros motoristas, pedestres e motociclistas”, destacou o diretor superintendente da Ecosul, Fabiano Medeiros. Na retomada das atividades, que já acontecem a partir da primeira semana de junho, cerca de 40 crianças frequentarão a minipista por semana. “Essa retomada é uma das ações que o Instituto Renault fará no Maio Amarelo, visando sempre um trânsito com mais respeito e responsabilidade e incentivando práticas educativas que promovam a prevenção de acidentes”, explica Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil. A prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância de projetos de relevância social que reflitam bons frutos para a segurança de todos. “São iniciativas como essa, que mudam a cultura da violência no trânsito, olhando para as gerações futuras”, observou. A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-prefeito, Idemar Barz, do diretor de pós-venda da Nissul Gala, Marcelo Puyo e diversas autoridades representativas.

 

‘O Trânsito e Eu’ educando as crianças

Criado em 2012 o programa ‘O Trânsito e Eu’ já educou mais de 260 mil alunos em oito municípios brasileiros e nas ações itinerantes promovidas em shoppings, parques e eventos. Atualmente, o programa está presente de forma fixa em seis cidades do país. O projeto tem o reconhecimento da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, e é voltado a crianças de 7 a 11 anos do ensino fundamental. O Trânsito e Eu’ começa dentro das salas de aula, com materiais abordados por educadores de forma lúdica e divertida, apresentando noções básicas de segurança e convivência no trânsito. Com a lição dada na escola, as crianças vão às minicidades para praticar o que aprenderam, participando como passageiros, pedestres ou ciclistas. O programa também adota novas tecnologias, como realidade virtual e óculos 3D em cartilhas, além jogos e aplicativos desenvolvidos de acordo com o conteúdo educacional do projeto.