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Publicado em 08 de fev de 2024 às 10:26
Operação Carnaval da Ecosul enfatiza campanha contra o assédio
Com previsão de tráfego de 230 mil veículos durante os seis dias, a concessionária estará com equipes em alerta e viaturas a postos
A Operação Carnaval da Ecosul começa nas primeiras horas desta sexta-feira (9) e se estende até às 12h de quarta-feira (14) com a previsão de 230 mil veículos circulando pelas estradas do Polo Rodoviário Pelotas. Com a grande movimentação nas rodovias durante o período a concessionária intensificará suas ações. A edição 2024 da campanha “Assédio, pare”, que busca coibir casos de assédio sexual, moral, injúria e agressão contra operadores de praças de pedágio e na empresa como um todo será reforçada em todas as unidades do Grupo EcoRodovias.
O atendimento operacional funciona 24 horas pelo 0800-724-1066 com foco na fluidez e segurança durante os deslocamentos. A frota de suporte é formada por quatro veículos de inspeção de tráfego, seis ambulâncias, seis guinchos leves e dois pesados e estará posicionada em locais estratégicos assim que acionadas para ocorrências.
De acordo com a gerente de operações da concessionária, Liliane Costa Firmiano, a expectativa é que apesar do fluxo mais intenso as estradas permaneçam tranquilas, como foi registrado recentemente na Operação Navegantes. “Tivemos quatro acidentes neste feriadão, sem óbitos, o que sempre é um reflexo da atenção redobrada”, avalia. Já em relação aos cuidados com os veículos antes de pegar a estrada, ela lembra que é fundamental a revisão. Durante os três dias a concessionária atendeu a 198 panes, sendo que 125 precisaram ser removidos. “Em geral esse é o reflexo de um veículo que foi para estrada sem a devida precaução, o que é fundamental para segurança de todos”, destaca.
ECORODOVIAS - A iniciativa liderada pelo grupo tem o objetivo de impactar tanto os assediadores quanto desenvolver a autopercepção de quem está sendo violado, concedendo o apoio necessário para a realização de denúncias.
A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país e atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. “A campanha começou a ser elaborada diante da recorrência de relatos de casos de assédio que nosso RH e Compliance recebem, principalmente dos colaboradores das praças de pedágio. São situações de agressão e ofensas por parte de alguns motoristas e decidimos que não vamos compactuar com nenhuma forma de assédio, em nenhum dos nossos ambientes corporativos. E, mais que isso, vamos criar uma cultura de combate ao assédio e acolhimento dos colaboradores que forem vítimas”, esclarece Guilherme Braga, diretor de Gestão de Pessoas da EcoRodovias.
Com o mote “trafegue pela via do respeito!”, as peças da campanha fazem um paralelo com acidentes de trânsito e mostram personagens através de um vidro quebrado, o que sugere o quanto casos de assédio podem destruir a vida de uma pessoa. O material foca na conscientização e vem sendo aplicado nas 11 concessionárias do grupo, em locais como bases de atendimento ao usuário, cabines de pedágio, cancelas e faixas nas rodovias – em todos há a indicação do “Disque 100” como canal oficial para denúncias. A campanha também inclui uma cartilha com orientações, podcast, websérie, posts em redes sociais e mídia externa, além de diversas ações offline.