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Retrospectiva de 2021 no Polo Rodoviário Pelotas

Publicado em 02 de jan de 2022 às 12:00

Retrospectiva de 2021 no Polo Rodoviário Pelotas

Os desafios do segundo ano de pandemia são relembrados pelos gestores da Ecosul no balança anual de ações da concessionária

 

No balanço de 2021 a Ecosul encerra o ano superando desafios e consolidando uma diversidade de ações que vão desde obras e melhorias na segurança viária, serviços e suporte aos usuários, até uma série de atividades de integração com a comunidade do Polo Rodoviário Pelotas. Entre os dados dos últimos doze meses foram contabilizados mais de 12 mil atendimentos aos usuários, entre os serviços médico e mecânico. A concessionária contribuiu com o desenvolvimento econômico e social da região através do repasse anual de R$ 15.796.015,85 em Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSqn). O valor é destinado mensalmente aos 14 municípios que integram o Polo Rodoviário Pelotas e as prefeituras aplicam os recursos em diversas frentes, na forma que entenderem proporcionar qualidade de vida e bem-estar à comunidade.

Destaque de 2021, a campanha Assédio, Pare! - liderada pelo diretor superintendente da concessionária, Fabiano Medeiros, ganhou destaque na imprensa e deixou no horizonte o legado sobre a importância deste tipo de campanhas. “A iniciativa, que faz parte do Projeto Mulheres da Ecosul, já aponta resultados e sua projeção é uma forma de mostrar que não podemos tolerar esse tipo de prática em lugar algum, incluindo o ambiente de trabalho das nossas praças de pedágio e bases operacionais”, salienta.

SOLIDARIEDADE - A retrospectiva do segundo ano de pandemia resgata o começo do ano, onde a solidariedade foi fundamental no momento onde a pandemia afetava a todos, e os responsáveis pelo abastecimento do país não podiam parar. No primeiro semestre as ações com foco na prevenção ao Covid-19 foram destinadas aos caminhoneiros e aconteceram em diversos pontos das rodovias. “As equipes do Serviço Médico e Resgate (SMR) fazia aferição de temperatura, dava orientações de cuidados, além das entregas de kits higienização - com itens de prevenção como máscara, álcool em gel e luvas”, relembra o gerente de atendimento ao usuário da Ecosul, Felipe Martimiano.

AÇÕES - A segurança no trânsito esteve presente em cada um dos doze meses do calendário, mas durante as ações do Maio Amarelo foram destaque com ação inédita na Praça de Pedágio do Retiro, na BR-116. A performance de artistas, caracterizados com figurinos, cartazes e frases de impacto sobre atos de imprudência no trânsito, chamou a atenção dos usuários e imprensa. Nos meses de inverno mais uma vez a Campanha do Agasalho da Ecosul fez a diferença arrecadando 10 mil peças de roupas, distribuídas entre as comunidades carentes do Polo Pelotas. “Mais do que nunca a campanha foi fundamental para dar suporte em um dos momentos mais complexos da pandemia”, avalia o coordenador de comunicação institucional da concessionária, Johny Calegaro. No Dia do Motorista a concessionária promoveu ação conjunta com a Agência Nacional de transportes Terrestres (ANTT), no km 47 da BR-392, na Balança do Capão Seco, em Rio Grande com foco na prevenção ao Covid-19. Na sequência, aconteceu mais uma edição do “Saúde na Estrada” com atividades voltadas ao combate do estresse e na geração de bem-estar aos usuários quem tem como rotina as estradas.

SUSTENTABILIDADE - A inovação aliada à sustentabilidade deixou sua marca em 2021, com o lançamento do projeto que transforma o material fresado (RAP) - removido das rodovias, em um importante componente para as misturas asfálticas que são usadas nas novas obras de conservação do Polo Rodoviário Pelotas. Segundo o gerente de engenharia da Ecosul, Jean Rodrigues, os resultados ambientais trouxeram benefícios como a redução entre 15% e 25% de material pétreo virgem, na mistura asfáltica. “Além de menos 20% no consumo do ligante asfáltico, diminuindo a utilização de derivados de petróleo, minimizando a presença de materiais não renováveis”, destaca. A Ecosul também conquistou a ISO 39001, norma certificadora internacional criada para promover a gestão da segurança viária nas organizações. Segundo o coordenador de sustentabilidade da concessionária, Alexandre Izquierdo, a certificação objetiva reduzir a incidência e risco de morte e de ferimentos graves, relacionados com acidentes rodoviários dos trabalhadores e usuários. “É uma grande conquista, já que a norma identifica os requisitos entendidos como boas práticas de gestão da segurança viária aplicáveis às organizações”, ressalta. O tema faz parte das ações sistemáticas da empresa desde os investimentos em sinalização, manutenção de pavimento, campanhas educativas, ações de conscientização e todo o universo de iniciativas que tem como objetivo a fluidez e segurança nas nossas rodovias. Nos destaques que encerram o ano, está a recente inauguração do novo posto de Serviço ao Atendimento ao Usuário (SAU), no km 33, da BR-392, na Vila da Quinta, em Rio Grande. “O ano acaba com este importante passo, fundamental para segurança e conforto dos nossos usuários”, finaliza Fabiano.

 

Alguns números de 2021:

 

Serviços atendidos no ano: 12.488 eventos

 

  • Socorro Médico (atendimento clínico e acidentes): 1.672 atendimentos.
  • Socorro Mecânico (panes seca, mecânica, elétrica e pneu): 10.816 atendimentos.
  • Ouvidoria: 1.174 atendimentos.

 

 

Conservação de:

 

  • 122 mil metros de defensas metálicas;
  • 239 mil metros de sinalização horizontal;
  • 100 mil tachas/tachões;
  • 5,7 mil placas de sinalização;
  • 139 mil metros de meio-fio;
  • 70 milhões de metros quadrados de roçada, o equivalente a 9,956 campos de futebol;
  • Conservadas 83 obras de artes (pontes).

 

 

Obras de melhorias:

 

  • Trecho Pelotas/Jaguarão recebeu 8,7 mil cargas de mistura asfáltica em 39,62 quilômetros de pista de acostamento.

 

Locais com a iluminação sob responsabilidade da Concessionária:

  • 39 pontos ao longo do Polo Rodoviário Pelotas;
  • Quantidade de postes: 1.278;
  • Quantidade de luminárias: 1.750;

 

 

Alguns destaques do ano:

 

Março

- Ações com foco na prevenção ao Covid-19 em diversos pontos do Polo Pelotas com atuação da SMR e distribuição de kits de higiene.

 

Abril

- Obra de recuperação de erosão no km 26, da BR-392, na Vila da Quinta, em Rio Grande.

 

- Podcast Vivaeco da Ecosul destacou vários temas, entre eles as consequências que o excesso de peso de cargas causa nas estradas em entrevista com o coordenador de tráfego da concessionária, Nicolau Delucis e o técnico em serviços de transporte terrestre da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Paulo Lopes Marques.

 

Maio

- Ações do Maio Amarelo da Ecosul sensibilizaram os motoristas sobre os riscos e consequências da imprudência no trânsito.

 

- A Ecosul fez a doação de 90 cestas de café da manhã para os multiprofissionais da Santa Casa de Pelotas, que atuavam no enfrentamento da pandemia.

 

- Com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança aos usuários foi realizado serviço de manutenção do pavimento da rua Uruguai, que liga a BR-116 à Ponte Internacional Barão do Mauá, em Jaguarão.

 

Junho

- Lançada a 19ª edição Campanha do Agasalho Ecosul, uma das mais longevas ações de responsabilidade social da concessionária.

 

- Reforço nos dispositivos de segurança viária horizontal e vertical, no km 1,5 da BR-392, em Rio Grande.

 

- Doação de itens de higienização e limpeza ao Hospital Dr. Ernesto Maurício Arndt, de Morro Redondo, totalizando 541 produtos, entre materiais e insumos destinados à higienização.

 

Julho

- Ação conjunta com a Agência Nacional de transportes Terrestres (ANTT) em alusão ao Dia do Motorista, no km 47 da BR-392, na Balança do Capão Seco, em Rio Grande.

 

- Ecosul completa 23 anos no Polo Rodoviário Pelotas.

 

- Mais uma edição do “Saúde na Estrada” com atividades voltadas ao bem-estar e cuidados durante a pandemia.

 

- Lançamento do projeto que transforma material fresado (RAP), removido das rodovias, em um importante componente para as misturas asfálticas usadas nas novas obras de conservação.

 

Agosto

- Encerramento da Campanha do Agasalho Ecosul com 10 mil peças arrecadadas e repassadas a entidades assistenciais de sete municípios do Polo Rodoviário Pelotas: Capão do Leão, Arroio Grande, Pelotas, Rio Grande, Turuçu, Camaquã e Canguçu.

 

- Serviços de manutenção na ponte sobre o Rio Evaristo, no km 429 da BR-116, em Cristal.

 

Ecosul aderiu à Campanha “Estrada Solidária”, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a doação de mais de uma tonelada de alimentos.

 

Setembro

- A Ecosul conquistou a ISO 39001, norma certificadora internacional criada para promover a gestão da segurança viária nas organizações.

 

- A Semana Nacional de Trânsito da Ecosul (SNT) teve “Café na Passarela” na BR-392, atividades com simuladores veiculares no Shopping Pelotas e live com o piloto da Stock Light Gabriel Robe.

 

Outubro

- A Ecosul participou da 95ª Expofeira, na Associação Rural de Pelotas com estande e diversas atrações ao público.

 

Novembro

- Lançamento da campanha “Assédio, Pare!”, que inclui uma série de ações de combate ao assédio nas praças de pedágio e bases operacionais e distribuição de cartilha.  

 

- Revitalização do espaço recreativo da APAE de Canguçu através do projeto Inclusão em Movimento, com instalação de equipamentos de academia e pracinha adaptadas para uso das crianças e adolescentes, com homenagem à jornalista Marília Silva.

 

- Ouvidoria da Ecosul ganha acesso via QRCode, disponível em nas praças de pedágio, bases operacionais e postos de serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) da concessionária.

 

Dezembro

- Inauguração do novo posto de Serviço ao Atendimento ao Usuário (SAU), no km 33, da BR-392, na Vila da Quinta, em Rio Grande.

 

- Simulado de acidente com múltiplas vítimas e produtos perigosos no km 523, da BR-116 com o objetivo de treinar a agilidade das equipes e testar a estrutura disponível para o atendimento de acidentes deste porte.